segunda-feira, 9 de junho de 2008

A visão de Vigotsky sobre os jogos como atividades lúdicas




Segundo Vygotsky, o jogo na infância implica a sua valorização acrescida, pela relação estreita estabelecida entre jogo e aprendizagem. Além disso, poderá ajudar a esclarecer algumas dúvidas que os educadores apresentam nas suas práticas educativas e que muitos estudos definem como diferenças entre retórica e prática, ou discordâncias entre retórica e raciocínio de ação pedagógica sobre o jogo.
É importante ressaltar que não é o carácter espontâneo do jogo que o torna uma atividade de vanguarda no desenvolvimento da criança, mas sim o duplo jogo que existe entre exercitar no plano imaginativo capacidades de planear, imaginar situações, representar papéis e situações cotidianas; e o carácter social das situações lúdicas, os seus conteúdos, e a regra inerente à situação.
A criança ensaia em cenários lúdicos comportamentos e situações para as quais não está preparada na vida real, projeta-se nas atividades dos adultos, ensaiando atitudes, valores, hábitos, significados que estão muito além das suas possibilidades efetivas. Mesmo considerando que existe uma grande diferença entre o comportamento na vida real e o comportamento no jogo, a atuação no mundo imaginário cria uma Zona de Desenvolvimento Proximal composta de conceitos, ou processos em desenvolvimento. As interações requeridas no jogo possibilitam a internalização do real e promovem o desenvolvimento cognitivo.
Em síntese, a regra e a situação imaginária caracterizam o conceito de jogo infantil em Vygotsky: "Tal como a situação imaginária tem de ter regras de comportamento também todo o jogo com regras contém uma situação imaginária" (Vygotsky in Bruce, 1991:36).
Referências Bibliográficas:

Brincadeiras cantadas: educação e ludicidade na cultura do corpo. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd81/brincad.htm
SOUZA, Márcia Helena de. Psicologia do Desenvolvimento – Curitiba: IESDE, 2005;

2 comentários:

AntoniaPedagoga disse...

Cristiane,
A ludicidade é um recurso motivador
de bastante relevância para a educação, é interessante utilizá-la para uma educação mais incentivadora e eficaz.
Que Deus te abençoe e te Guarde.
Parabéns!
Antonia Almeida.

Jesus é Real disse...

Cristiane,
A alegria do Senhor é a nossa Força!
Estudar brincando é um maravilha...
Pelo menos os alunos amam e aprendem sem sentir!
Parabéns pelo tema tão excelente.
Que Deus continue te abençoando.
Felicidades Celenice Nunes